jusbrasil.com.br
23 de Outubro de 2017

Lagoas da Zona Oeste do Rio terão transporte marítimo de passageiros

Estações na Barra e em Jacarepaguá podem ter conexão com BRT e metrô. Plano é criar 5 estações ao longo da lagoa a tempo dos Jogos Olímpicos.

Daniel Araujo de Oliveira, Advogado
há 3 anos

A Lei Municipal nº 5.751/2014, sancionada nesta terça-feira (10), aprovou a implantação de transporte marítimo de passageiros no sistema lagunar da Barra da Tjuca e de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O plano é criar cinco estações ao longo da lagoa, fazendo conexão com o BRT Transoeste e com a estação Jardim Oceânico, da Linha 4 do Metrô, ainda em construção.

A lei, de autoria dos vereados Carlo Caiado e Thiago K. Ribeiro, foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes. A medida só será implantada pela Prefeitura após o processo de despoluição do complexo de lagoas.

De acordo com a Câmara de Vereadores, estudos apontam que esse modal de transporte poderá transportar 30 milhões de passageiros por ano, além de reduzir consideravelmente os congestionamentos na região. Pela proposta, o transporte hidroviário será integrado a outros modais de transporte como BRTs e metrô.

A Prefeitura do Rio tem planos de revitalizar a área e fazer um restaurante flutuante no local. O processo de dragagem feito pelo governo do estado vai ser iniciado em junho. O governador Luiz Fernando Pezão assinou na quinta-feira (5) um contrato no valor de R$ 650 milhões para a limpeza das lagoas. No projeto da Prefeitura, as lagoas devem estar limpas antes das Olimpíadas de 2016.

O complexo lagunar de Jacarepaguá é composto pela Lagoa de Jacarepaguá, Camorim, Lagoa da Tijuca e seus canais, Lagoa de Marapendi e seus canais.

A lei justifica a implantação do transporte como meio de reduzir a poluição atmosférica e sonora, além de reduzir o congestionamento das vias públicas do entorno por veículos automotores.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/06/lagoas-da-zona-oeste-do-rio-terao-transporte-mari...

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)