Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Carro velho e poluente vai pagar mais caro por vaga em Madri

Para combater os altos níveis de poluição na região central, prefeitura da cidade vai instalar parquímetro que cobra de acordo com as emissões do veículo

há 10 anos

São Paulo – Madri é uma das capitais europeias que mais sofre com a poluição do ar causada pela frota de carros. Na expectativa de reduzir o problema, a cidade resolveu adotar um sistema de parquímetro que vai cobrar taxa de estacionamento de acordo com as emissões do veículo.(Fonte: Exame – 06/05/2014)

A partir do dia 1º de julho, carros movidos a diesel feitos antes de 2006 e os a gasolina produzidos até 2001 vão pagar até 20% mais para estacionar.

Já aos veículos híbridos pagarão até 20 por cento menos e, claro, os carros elétricos poderão estacionar gratuitamente.

A medida se aplica a chamada área ZBE, sigla de Zona de Baixas Emissões, uma área do centro que, por seus níveis de poluentes e intenso tráfego de veículos, ganhou regras de circulação especiais.

Segundo informações do jornal espanhol El País, pelo cálculos oficias, 24% dos veículos em circulação se enquadram no primeiro grupo, e devem pagar mais.

Outros 58%, mais novos, devem sofrer a mesma cobrança, ao passo que 18% dos carros terão o benefício do desconto.

Além do parquímetro inteligente, a região deve ganhar sistemas de compartilhamento de bicicletas ainda neste ano e uma frota de 100 ônibus movidos a combustíveis limpos até 2015.

Hoje, o dióxido de nitrogênio (NO2), que é liberado no ar através de sistemas de exaustão do carro, é preocupação central dos esforços da prefeitura de Madri.

O limite de segurança máxima para o NO2 estipulado pela União Europeia é de 40 microgramas (mcg) por metro cúbico.

Mas, às vezes, os níveis do composto em Madri chegam a ficar cinco vezes acima do que é considerado seguro de respirar.

Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/carro-velhoepoluente-vai-pagar-mais-caro-por-vaga-em-madr...

  • Sobre o autorAdvogado, especializado em Meio Ambiente, e Processo Legislativo
  • Publicações9
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações66
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carro-velho-e-poluente-vai-pagar-mais-caro-por-vaga-em-madri/118689395

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)